Projeto Folclore

UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
curso: normal superior – 2º ano
Acadêmicas:
Edione Maria Lazzari Canzian
iRACILDA BARBOSA da silva
lUIZA ortega DE OLIVEIRA
susana torres penha

PROJETO FOLCLORE


Campo Grande
 2006

UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
curso: normal superior – 2º ano
Acadêmicas:
Edione Maria Lazzari
iRACILDA BARBOSA da silva
lUIZA ortega DE OLIVEIRA
susana torres penha



PROJETO FOLCLORE

 


O presente projeto é parte do Trabalho de Conclusão da Disciplina Educação e Informática do Curso Normal Superior da UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, e pretende, através do tema “folclore”, desenvolver atividades para alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, utilizando os mais variados recursos tecnológicos disponíveis na escola.


Campo Grande
 2006
PUBLICO ALVO


Alunos da 3ª série da Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann
Turno: vespertino
Total de alunos: 18
Disciplinas:  Língua Portuguesa, Geografia, Artes, História e Pluralidade cultural
Período de Execução: Agosto de 2006



SUMÁRIO


Identificação  e Justificativa---------------------------------------------------------------02
Público alvo----------------------------------------------------------------------------------03
Apresentação--------------------------------------------------------------------------------05
Objetivo Geral------------------------------------------------------------------------------06
Objetivo especifico-------------------------------------------------------------------------07
Questões de investigação------------------------------------------------------------------08
Metodologia --------------------------------------------------------------------------------09
Cronograma---------------------------------------------------------------------------------10
Avaliação------------------------------------------------------------------------------------11
Recursos ------------------------------------------------------------------------------------12
Referências Bibliográficas----------------------------------------------------------------13




APRESENTAÇÃO


Embora não percebemos ou não dedicamos total relevância, o folclore está arraigado em nós. As lendas, crenças, costumes, festas populares e tudo que lhe faz parte, norteiam, na maioria das vezes, nossas próprias ações.

O Brasil tem dimensões continentais e aqui vivem e lutam mais de 160 milhões de brasileiros e de pessoas oriundas das mais diversas partes do mundo. Isso proporcionou ao país um dos mais variado folclore. Por apresentar um panorama folclórico vasto, faz-se necessário conhecê-lo a partir das regiões em que o país se divide.

 À medida que o exploramos, poderemos perceber quanto à cultura popular com suas crenças, superstições, lendas, mitos, medicinas estão presentes em nosso dia-a-dia e resgatar  a nossa história através de pesquisas, leituras, representações, desenhos, confecções de painéis, de transparências e de brinquedos.



OBJETIVO GERAL


Conceituar  a palavra folclore, descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país, resgatar a sabedoria dos mais velhos através de pesquisas, valorizar e conhecer a cultura popular.
Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações da cultura popular, valorizando-a e incentivando o gosto pela leitura, arte, música e representações.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


-          Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira.
-          Buscar a fundamentação teórica do folclore regional e suas manifestações  através de pesquisas e informações sobre o folclore;
-          Incentivar a participação e criatividade da comunidade escolar através das lendas e personagens folclóricos;
-          Identificar os costumes e tradições, sociedades e culturas das regiões brasileiras.

QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO



-          O que sabemos sobre as lendas,  mitos , danças, artes, festas de nosso país?
-          Quais os alimentos   conhecemos que são típicos de nossa região?
-          O que significa  medicina popular e quais  os remédios conhecidas e usada pela família?
-           Como eram as brincadeiras das crianças antigamente e as brincadeiras do dia de hoje?

METODOLOGIA



No primeiro momento, os alunos realizarão uma investigação utilizando a Internet e entrevistas com os mais velhos da família sobre os conhecimentos pré-existentes sobre o folclore. Diante do resultado desenvolveremos as seguintes atividades:
-          Leitura de textos informativos sobre folclore;
-          Desenho  de personagens das lendas folclóricas;
-          Ensaio das cantigas de rodas; trava-línguas, parlendas, provérbios, danças, adivinhas e lendas;
-          Pesquisa sobre brincadeiras folclóricas e remédios caseiros com os pais e avós;
-          Confecção de brinquedos;
-          Confecção de painéis representando o folclore de cada região do Brasil;
-          Confecção de transparências  e narração das histórias e lendas folclóricas;
-          Exposição e apresentação dos trabalhos realizados, à comunidade escolar;
-          Registro dos trabalhos através de fotografias e filmagem.

CRONOGRAMA



DATA
ATIVIDADE
PARTICIPANTES
07.08.06
-Conversa com os alunos expondo o objetivo e desenvolvimento do projeto.
-Vídeo sobre folclore.
-Pesquisa na Internet.
-Direcionamento para realização da entrevista com a família.
-Professora da sala
-Acadêmicos autores do projeto.
-Alunos
08.08.06
-Debate e análise das informações obtidas com a entrevista e a pesquisa.
-Confecção dos painéis, representando o folclore de cada região brasileira.
 -Professora da sala
-Acadêmicos autores do projeto. -Alunos
14.08.06
-Escolha, leitura e ensaio das histórias, lendas ou personagens folclóricos que serão apresentados em transparências.
-Professora da sala
-Acadêmicos autores do projeto.
-Alunos.

15.08.06
-Confecção das transparências.
- Ensaio, usando as transparências.
-Confecção de brinquedos folclóricos.
-Professora da sala
-Acadêmicos autores do projeto.
-Alunos.
22.08.06
-Exposição  e apresentação dos trabalhos.
-registro das atividades através de fotografias e filmagem
-Professora da sala
-Acadêmicos autores do projeto.
-Alunos.


 AVALIAÇÃO


A avaliação será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, através da participação dos alunos, nas pesquisas, entrevista, socialização e troca de idéias, confecção  e apresentação dos brinquedos, painéis e transparências.


RECURSOS


-          Internet
-          Computador
-          TV  e Vídeo
-          Cartazes
-          Retroprojetor
-          Pincéis para transparências
-          Papel celofane
-          Fita adesiva crepe
-          Câmera fotográfica Digital
-          Filmadora




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://morriderir.com/mapas.asp

http://www.gismaps.com.br/divpol/divpol.htm

www.citybrazil.com.br/mapas/regioes.jpg

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm

http://www.tg3.com.br/folclore/

http://www.escolavesper.com.br/folclore.htm

http://o2o2.vilabol.uol.com.br/

http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm

http://educaterra.terra.com.br/almanaque/datas/folclore.htm

http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=1

ARAUJO, Alceu Maynard Brasil: histórias, costumes e lendas,   São Paulo: Editora Tres, 2000.

CASCUDO, Luís da Câmara. Lendas brasileiras. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

SIGRIST, Marlei. Chão Batido: a cultura popular de Mato Grosso do Sul: folclore, tradição, Campo Grande: Ed. UFMS, 2000.

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